A importância de uma pesquisa de mercado.



Primeiro contato entre indivíduos. Formação de primeiras famílias e aldeias. Formação de diferentes centros urbanos e culturas. Inserção da Tecnologia. Globalização. Esse é o cenário histórico cronológico de como a sociedade evoluiu de acordo com sua interação.

Já é claro e notório para todos que a globalização, termo utilizado com extrema frequência para descrever o atual cenário mundial, não só possibilitou a troca de informações instantâneas, entre pessoas de hemisférios opostos do globo, como também, a troca de informações sobre cultura, costumes, rotina e também se inseriu dentro do mercado, possibilitando uma cooperação internacional entre diferentes empresas, que a partir de então puderam otimizar seus processos com base em conhecimentos adquiridos de outras empresas.

Entretanto, essa inserção não somente otimizou os processos entre empresas, como pode trazer ao cliente uma imensidão de novas possibilidades e produtos para adquirir. Desde o Toyotismo, modo de produção que disseminou uma diferente visão sobre realmente diferenciar o produto de acordo com o que é almejado pelos clientes, fora possível trazer diferentes produtos para as prateleiras do mercado, e assim, clientes de todos os nichos mercadológicos, acabaram por se tornar alvo de compreensão das organizações, e é por meio de uma Pesquisa de Mercado, que essa compreensão completa se dá, servindo de base para as decisões das organizações e podendo se tornar o maior diferencial de uma empresa.

Agora como descobrir o que seu cliente deseja?

Como descobrir quais são suas preferências?

Como de fato realizar uma Pesquisa de Mercado?

Uma Pesquisa de Mercado, pode ser realizada de diversos modos, em diferentes locais, com diferentes públicos e até diferentes proporções. Toda pesquisa deve levar em base perguntas que sejam quantitativas, isto é, o “famoso sim e não”, trazendo perguntas que tem uma resposta “limite”, facilitando a quem for posteriormente analisar as respostas, poder ganhar melhor visualização e objetividade em relação a determinadas respostas, e também perguntas qualitativas, como “O que mais gostam de um produto?”, “O que se espera do preço de um produto/serviço”, etc, que possuem diferentes respostas e opiniões, trazendo importância em aplicar a pesquisa somente com o público alvo desejado pela organização, e trazendo informações cruciais para a inovação constante do serviço e assim, se tornar destaque dentro do ramo em que está inserida. De acordo com o desejado, a pesquisa pode ser aplicada, desde questionários on-line com pessoas do Brasil inteiro, até pesquisas feitas somente em um bairro de determinada cidade, no famoso “boca a boca”, diferenciando proporcionalmente o número de respostas desejados de acordo com o que a empresa almeja de determinada pesquisa. E o mais interessante, é que a Pesquisa pode obter informações dos mais diferentes tipos, desde como mencionado anteriormente, a precificação de um produto, até sobre o marketing do mesmo, possibilitando ao cliente, buscar qualquer dado que deseja.

Por meio de uma realização eficaz, a organização conseguirá obter respostas, muitas vezes antes nem imaginadas, podendo servir de base para que o mesmo não somente possa, otimizar sua atual situação interna e externa, como até se inovar com base no que seu público deseja, podendo se tornar diferenciado de seus atuais concorrentes e trazendo por consequência o sucesso da empresa dentro de seu segmento.

Se você, está buscando estar dentro do contexto contemporâneo do mercado, isto é, caso esteja buscando crescer dentro do mercado e entender de forma eficaz seu atual público, conheça a Empresa Júnior Mackenzie de Consultoria, referência no assunto, e sempre disposta, ajudar clientes de todos os nichos, desde empresários de grande porte, até empreendedores que querem se inserir dentro do mercado, a estarem, assim como a globalização, sempre evoluindo.

João Pedro Pudenzi de Vasconcelos

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