Três formas de tornar o RH mais impactante nos resultados da sua empresa.



A área de Recursos Humanos é um setor que tem passado por mudanças e evoluções constantes: passou de um simples departamento que cuida de documentos e remuneração, para uma área com poder de afetar diretamente nos resultados das empresas. Assim como um marketing eficiente, saber o que fazer com seus recursos humanos é vital para otimizar resultados e o sucesso da sua empresa.

Nos últimos anos, a satisfação do colaborador tem se tornado praticamente tão importante quanto a satisfação do cliente. Afinal, um funcionário satisfeito e motivado tem maior engajamento com a empresa e consequentemente maior produtividade que retorna como resultados e receita para a mesma. Para conseguir o engajamento dos funcionários é necessário que, primeiramente, a empresa esteja interessada e engajada com eles, e essa relação é feita através da área de Recursos Humanos.

Existem inúmeras ferramentas de RH capazes de melhorar a experiência do colaborador em sua empresa, elas podem ser simples como uma política de reconhecimento ou complexas como uma consultoria de People Analytics. Neste artigo serão estabelecidos três pilares para que sua empresa se engaje mais com os associados.

1. Tenha influência direta no desenvolvimento dos seus associados.

Um dos primeiros passos para tornar seu funcionário mais próximo e engajado com suas metas é fazer ele sentir que sua empresa está o desenvolvendo no mesmo ritmo que ele está entregando resultados. A solução mais tradicional que as empresas encontram para trazer desenvolvimento para os colaboradores são cursos específicos, mas, em muitos casos essa solução pode ser inviável, dependendo do budget disponível, quantidade de pessoas no departamento, entre outros fatores. Existem inúmeras outras soluções que necessitariam de um orçamento alto e demandariam tempo, mas focaremos em uma que não tem um custo direto e que pode ser feita com qualquer funcionário de qualquer departamento e cargo, o Plano de Desenvolvimento Individual. O objetivo principal do PDI é avaliar e ter controle do desenvolvimento das competências de cada associado. No Plano de Desenvolvimento Individual ideal, você precisará obter de cada associado, a resposta para quatro perguntas:

A. Quais são seus objetivos nessa empresa?

Isso se refere diretamente ao Plano de Carreira. Ele é importante para que se tenha uma noção do ponto de partida do associado, e até onde ele quer chegar. Deve-se entender fatores motivadores e desmotivadores, expectativas de trabalho e objetivos de profissionais.

B. Quais são os seus principais pontos a desenvolver para atingir seus objetivos?

O jeito mais prático de fazer essa avaliação é traçando todas as competências que você julga serem necessárias para a sua empresa, para a área da pessoa e a função que ela desempenha. O funcionário deve fazer uma auto avaliação em todas as competências listadas e em seguida ele deve ser avaliado por seus gestores diretos. Devem ser destacados os pontos fortes e principalmente os pontos fracos de cada um. São a partir dos resultados desse tópico que a pergunta D será respondida.

C. Como tem sido sua entrega de resultados?

Esse tópico deve ser respondido apenas pelos gestores da pessoa. Ele deve conter pontos avaliando o esforço do funcionário em suas atividades, a qualidade do que ele entrega, se ele entrega no prazo, entre outros. Esse item pode servir como embasamento para os resultados da pergunta B e os planos da pergunta D.

D. Como você pode desenvolver esses pontos para atingir seus objetivos?

Nesta parte você traçará planos de ação para que a pessoa desenvolva os seus principais pontos fracos para atingir seus objetivos profissionais. Esses planos de ação devem ser feitos em formato de roteiro, devendo conter passos e data para a entrega de resultados.

2. Entenda o clima da sua empresa.

Segundo o professor Idalberto Chiavenato, Clima organizacional é o “Conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”, o que de forma resumida, seriam todos os fatores que de alguma forma afetam como as pessoas agem e trabalham dentro da sua empresa. Para entender o clima de sua empresa, a forma mais abrangente e assertiva em primeira estância é a Pesquisa de Clima Organizacional. O objetivo dessa pesquisa é entender todos os pontos que afetam a motivação dos associados de forma positiva ou negativa, como estrutura, material disponibilizado, relação com gestores, entre outros fatores que podem ser mensurados quantitativa e qualitativamente, para que os pontos que estão positivos possam ser assegurados e os pontos negativos possam ser mudados. A Pesquisa de Clima Organizacional é constituída por seis etapas: formulação, aplicação, tabulação e análise, apresentação de resultados e por fim, formulação de planos de ação. Esta é uma das 19 ferramentas vendidas pela Empresa Junior Mackenzie Consultoria.

3. Trace planos de gestão personalizados para diferentes perfis.

Gestão de pessoas sempre foi algo que necessitou de muito “Feeling” dos gestores. Dificilmente é algo objetivo e certeiro, e muitas vezes pode satisfazer alguns e desmotivar outros. Apesar disso, a tecnologia e a inovação tem possibilitado diversas evoluções no processo de gestão. O que antes era um tiro no escuro, onde os funcionários deveriam se adaptar ao estilo de gestão do superior, causando muitas vezes, falhas de comunicação, desmotivações e outros empecilhos para atingir resultados, se tornou algo extremamente estratégico, onde é parte da função do gestor se adaptar a cada colaborador, assim maximizando a produtividade de cada um deles. A ferramenta que a Empresa Junior Mackenzie Consultoria utiliza para realização dessa gestão de pessoas personalizada é a Análise de Perfil Comportamental DISC. Essa ferramenta consiste em um teste online individual, onde os colaboradores devem assinalar as características que os representam e as características que eles acreditam que deveriam apresentar para atingir seus objetivos. A resposta desse formulário resulta em um relatório profundamente detalhado sobre a pessoa, como ela é, como ela reage a certas situações, suas percepções sobre o ambiente, tanto no âmbito pessoal como no profissional, e suas competências de destaque, além de inúmeros índices pontuais sobre como a pessoa está, englobando fatores como motivação, pressão, autoestima, entre outros. Através de todos esses dados apresentados no relatório, é possível fazer uma análise e planejamento de gestão personalizada para cada um dos funcionários de sua empresa, assim maximizando sua produtividade e sua entrega de resultados. A plataforma que a Empresa Junior Mackenzie Consultoria utiliza para essa gestão estratégica é o Solides, uma empresa com mais de 30 mil clientes e mais de 300 mil relatórios realizados, além de uma assertividade de 98% em seus resultados. Concluindo, como já dissemos em outras ocasiões, as organizações se resumem à pessoas que visam um mesmo objetivo. Entender as necessidades dos seus recursos humanos é a chave fundamental para atingir todo potencial que sua empresa tem a oferecer para o mercado. Caso queira saber mais sobre quais soluções a Empresa Junior Mackenzie Consultoria pode entregar a sua companhia, entre em contato conosco!

Caso queira saber mais sobre quais soluções a Empresa Junior Mackenzie Consultoria poderia entregar a vocês entre em contato conosco!

Encontre a solução para o seu negócio