Você sabia que igualdade gera lucro?



A desigualdade de gênero no setor econômico é uma questão histórica e ultrapassa diferenças salariais. Mesmo no século XXI essas diferenças ainda estão presentes no mercado de trabalho.

O Brasil terminou o ano de 2017 na 90ª posição no Índice Global de Desigualdade de Gênero, a diferença salarial é de 50% a mais para homens no mesmo cargo que mulheres, com apenas 5% delas na liderança e 45% das empresas sem sequer uma mulher na diretoria. Há uma década, 58% estavam nesse grupo, mostrando uma melhoria gradual e lenta. Se continuarmos nessa velocidade, a igualdade no meio empresarial seria atingida somente em 170 anos.

Na hora de empreender, não existe grande mudança nesse quadro. Enquanto mulheres ganham $935.000,00 (novecentos e trinta e cinco mil dólares) de investimentos, homens recebem $2.100.000,00 (dois milhões e cem mil dólares), tornando evidente a disparidade por conta do gênero. Mesmo com a falta de capital, pesquisas recentes mostram que empresas fundadas e co-fundadas por mulheres obtêm mais lucro comparadas àquelas criadas por homens.

Uma das causas para a falta de apoio financeiro é que 92% dos sócios dos principais investidores são homens e alegam menos familiaridade com os produtos e serviços oferecidos pelas empresárias. Outra causa disso, é que pela forma de criação e pelo constante questionamento de suas habilidades, as mulheres sempre buscam por cada vez mais conhecimento e assim, quando recebem uma crítica, qualificam aquilo como um feedback e oportunidade de aprendizado. Porém, isso gera falta de confiança por parte dos investidores.

Não podemos esquecer e menosprezar a questão mais importante de todas, que o motivo principal se deve ao fato do preconceito com a mulher, o qual é evidente em muitos meios, porém no empresarial tenta-se esconder diariamente. Para que esse quadro mude de perfil mais rapidamente do que em longos 170 anos é preciso incentivar debates do assunto nas empresas, para assim tornar evidente as diferenças, e aumentar a divulgação na mídia sobre as conquistas de mulheres, inclusive na divulgação de mais dados sobre o melhor desempenho de empresas com presença feminina. Somente assim haverá mudanças significativas na igualdade de gênero perante o mercado de trabalho.

Caso queira saber mais sobre quais soluções a Empresa Junior Mackenzie Consultoria poderia entregar a vocês entre em contato conosco!

Encontre a solução para o seu negócio