A Diferença Entre Assessoria e Consultoria | Empresa Junior Mackenzie Consultoria

A Diferença entre Consultoria e Assessoria



Você conhece a diferença entre consultoria e assessoria? Muitas pessoas confundem os dois termos ou até mesmo acham que os dois representam a mesma coisa. Esse artigo irá te ajudar a descobrir a diferença entre os dois serviços.

A assessoria e a consultoria são infraestruturas que contribuem com soluções para às empresas para certificar o melhor desempenho, mas muitos ainda possuem dúvidas em relação a esses dois métodos de trabalho. Saiba qual é a diferença entre os serviços e descubra o que a Empresa Junior Mackenzie Consultoria pode fazer pela sua empresa.

Consultoria:


A consultoria é um serviço de recomendação oferecido por um profissional ou uma empresa. A intenção desses empreendimentos é identificar as necessidades dos clientes, mediante a diagnósticos, e com isso definir soluções e orientar ações de melhoria. O segmento de consultoria pode se dividir em muitas áreas, como por exemplo:

Consultoria Financeira: tem o objetivo de analisar, planejar e traçar estratégias financeiras. Esses objetivos podem tanto ser para pessoas físicas quanto jurídicas. Uma consultoria financeira tem adaptação baseada nos propósitos de cada cliente.

Consultoria de Recursos Humanos: tem como propósito entender o convívio entre funcionários e gestores. A consultoria promove o desenvolvimento de pessoas e organizações.

Consultoria de Marketing: é um serviço que tem como objetivo contribuir com empresas que planejam aumentar a sua visibilidade no mercado, atrair novos clientes, fidelizar seus consumidores atuais, vender mais e aumentar os seus lucros. Em resumo, pode-se dizer que o seu papel é de divulgação da marca e estabelecer uma comunicação com o seu público alvo.

Consultoria de Vendas: consiste em um método que tem como objetivo auxiliar a empresa na concepção de estratégias comerciais. Essa consultoria apresenta alguns métodos para indagar os potencias clientes.

Consultoria Tributária: procura ajudar empresas que se encontram com problemas com tributos como por exemplo impostos, direcionando e defendendo em casos de processos e cobranças indevidas ou não.

Consultoria da Qualidade: é uma metodologia com a função de auxiliar as necessidades do cliente e, com isso, criar ações que possam ajudar a empresa. Ela atende as demandas dos consumidores com aperfeiçoamento de produtos e serviços, e também auxilia na obtenção de certificados como o ISO 9001, que é reconhecido mundialmente e tem como objetivo melhorar a qualidade dos processos de uma empresa.

Consultoria de Processos: um procedimento no qual envolve o mapeamento das atividades cotidianas de uma empresa. Ela gerencia todas as atividades por meio da gestão de processos, focando principalmente nos resultados e na melhoria das atividades.

Assessoria:


A assessoria atua como uma assistência, pode ser de um profissional ou uma empresa especializada em determinado segmento. Sua função seria executar exatamente o que a empresa solicita, ou seja, ela realiza as atividades operacionais requisitadas pelos clientes, com o intuito de sanar problemas pontuais.

Alguns exemplos de assessoria:

Assessoria Contábil: está relacionada com o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais. Seu papel é de assistência no controle e na compreensão dos movimentos e decisões financeiras.

Assessoria Jurídica: representa o acompanhamento diário da empresa e de pessoas físicas que apresentam uma alta transação comercial e ações judiciais que necessitam de profissionais da área de direito. Esse serviço apresenta várias áreas de atuações, como por exemplo o Direito Empresarial, Direito Civil, Direito Contratual entre outros.

Assessoria de Impressa: é uma área que tem como objetivo criar uma boa relação entre o cliente ou um futuro cliente com um veículo de comunicação. Sua colocação é a busca por mídia espontânea a partir de um relacionamento com pessoas responsáveis por desenvolver conteúdos para meios de comunicação.

Assessoria Tributária: é um serviço que averigua os tributos de uma empresa de acordo com a sua localização, o segmento que atua, sua receita bruta, folha de pagamento etc. Seu papel é orientar a empresa, com assuntos relacionado ao posicionamento fiscal e tributário.

Mas qual seria as vantagens de se contratar um serviço de assessoria e consultoria?

Contratar uma consultoria traz: novos conhecimentos para a empresa, realiza um diagnóstico a partir de objetivos e da experiência do mercado, melhora o desempenho da empresa, reconhece problemas e oferta um plano de ação para solucionar os objetivos, assinala soluções como foco em resultado e conduz uma visão profissional do mercado.

Já a assessoria oferece atuação especializada, atualização frequente, reduz os erros e imprevistos ocasionados pela falta de profissionalismo de funcionários responsáveis em realizar as atividades e trabalha de forma compacta numa área importante que não seja estratégica para o mercado.

Qual segmento devo contratar?

A assessoria deve ser contratada quando se falta tempo na empresa para a realização de determinada atividade que é obrigatória para atuação da mesma, mas esse não é o foco do negócio, quando se precisa de uma atividade constante e especializada em definido mercado e quando uma atividade elaborada solicita uma atualização constante.

Já a consultoria é recomendada quando se quer uma avaliação do desempenho da empresa com critérios técnicos, agilização de implementações de mudanças, desenvolvimento de projetos estratégicos e reestruturação da organização para se manter no segmento quando se existe algum problema apontado, mas não há ciência para a elaboração de um plano de ação para solver o problema.

Já analisou qual serviço irá te ajudar? Marque uma reunião de diagnóstico conosco, Empresa Junior Mackenzie Consultoria para poder ajudarmos com soluções para o seu negócio.

Encontre a solução para o seu negócio