Como saber se meu site está indo bem?



Se o seu empreendimento possui um site que realiza a divulgação de seus produtos ou serviços, é imprescindível que você faça uma análise frequente do mesmo, visando identificar possíveis gaps e otimizar cada mais vez o meio de comunicação utilizado. Para que isso seja possível, o Google Analytics é uma opção completa e fácil de entender.

Essa ferramenta fornecida gratuitamente pelo Google, te dá a oportunidade de saber detalhes do comportamento e perfil de todos os usuários que acessam seu site. Através desses dados, é possível realizar uma análise, e assim tomar decisões estratégicas assertivas em suas campanhas e divulgações em várias mídias.

Ao entrar no Analytics do seu site, existem várias abas do lado esquerdo da plataforma. A primeira que iremos analisar, é a aba “Tempo Real”, na qual encontram-se diversos detalhes dos usuários que estão ativos em seu site, no momento em que você está acessando. Com essas informações, é possível, por exemplo, acompanhar em tempo real qual o impacto de um lançamento de uma coleção, produto ou landing page, e qual comportamento do usuário ao entrar em contato com essa novidade.

Já a aba “Público” é uma das que mais merece atenção, uma vez que traz muitas informações importantes a serem utilizadas em sua tomada de decisão. É nela que você consegue ter dados a respeito do comportamento dos usuários, como por exemplo, a taxa de rejeição de seu site, que ocorre quando a pessoa que acessa, não se interessa ou não entra em nenhuma aba e sai do seu domínio. Também pode-se observar quantidade de páginas abertas por sessão, e por fim o número de sessões no seu site, pelo usuário. Além disso, também é possível traçar o perfil dos visitantes por meio dos dados de informações demográficas, que nos mostram a idade, sexo e localização do seu público.

Outra funcionalidade interessante que a plataforma permite, é saber quais são os interesses de seus usuários no dia-a-dia, por meio do rastreamento que o Google faz, buscando saber quais são os assuntos que os mesmos mais procuram na internet.

Por fim, a aba “Comportamento” é onde você conseguirá entender diversos aspectos de como os usuários procedem ao entrar em seu site. Como por exemplo o tempo que a pessoa fica em cada página especificamente, quais são as suas páginas mais acessadas e em qual etapa da navegação, os usuários começam a perder o interesse e saem do seu site.

Podemos concluir, dessa forma, que a ferramenta Google Analytics é extremamente importante para que você tenha mais conhecimento do que está acontecendo com o conteúdo, performance e campanhas que permeiam o site do seu negócio.

Encontre a solução para o seu negócio