5 dicas para realizar uma reunião de sucesso.



Existem pontos chave que garantem o sucesso do vendedor em uma reunião de negócio. Nossa Diretora Vice-Presidente, Gabriela Perez, nos explicou um pouco sobre como é possível aumentar a taxa de conversão da sua empresa!

1-Criar um Rapport com o cliente:


Ao entrar em reunião, um dos principais fatores que irão definir o andamento desta é o Rapport. Esta palavra de origem francesa significa a relação empática que o vendedor deve criar com o cliente, fazendo-o se sentir confortável, e mais aberto a ouvir o que as pessoas do outro lado da mesa têm a dizer. A criação do Rapport é o que substituirá o pensamento de “só estão tentando me vender algo” por uma sensação de segurança. Com isso, o vendedor criará um espelhamento com o cliente, e tomando a frente da reunião, e consequentemente, induzi-lo a tomar as decisões ao seu favor.
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” – Anthony Robbins

2-Conduzir a reunião:


Para conduzir corretamente uma reunião, uma alta quantidade de fala por parte do vendedor não é sinônimo de sucesso. Isso não significa que o vendedor deve falar pouco, mas sim, que deve fazer as perguntas certas, na hora certa. A eficiência traz mais resultado que a quantidade, e por isso, quem fala demais é visto como exagerado, enquanto um bom vendedor possui as técnicas certas para induzir o cliente a se abrir mais sobre as suas necessidades, o que nos leva ao próximo ponto.

3-Identificar, efetivamente, a necessidade do cliente:


Com perguntas incisivas e assertivas, a necessidade do cliente se torna cada vez mais aparente, e com isso, seu plano de ação para vender a solução dessa necessidade, fica cada vez mais clara. De nada adianta uma reunião longa e complexa, se não se extrair informações suficientes para identificar o que o seu cliente necessita. Por isso, é sempre bom formular perguntas efetivas para garantir que a proposta elaborada após a reunião, supra as necessidades e supere a expectativa do cliente.

4-Criar credibilidade e agregar valor:


É necessário passar credibilidade para o cliente, falar com certeza, transparecer segurança e mostrar que ele está fazendo a coisa certa ao fechar o negócio. Para atingir essa etapa, o vendedor deve agregar valor para seu serviço a todo momento, sempre “batendo na tecla” de que fechar o negócio é a melhor opção para o cliente, em todos os sentidos. A melhor forma de conseguir agregar valor para o seu serviço é demonstrando seu conhecimento, seja ele técnico sobre seus serviços e áreas de atuação, ou de mercado, sua concorrência e, principalmente, seus diferenciais.

5-Negociar corretamente:


Ambos os lados já entraram em um acordo, agora só falta decidir o preço, e por isso, muitas pessoas confundem o sucesso da negociação por apenas abaixar o preço dos seus serviços. Uma negociação correta, se baseia em entender a melhor maneira de agradar o cliente, e ao mesmo tempo, conseguir obter o retorno correto pelos seus serviços. Não adianta disponibilizar um grande desconto, uma vez que isto pode diminuir o valor do seu serviço. Então, um ótimo recurso é explorar outros métodos de pagamento, como parcelas, valor de entrada, desconto em pagamentos à vista. Por fim, quanto maior for o valor agregado e mais segurança for passada, mais fácil será a negociação, dada a valorização do seu produto ou projeto.

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