[Case Pepper Pet - Nexto Investimentos]

Nosso primeiro projeto envolvendo comércio exterior.

No ano de 2014 a Empresa Junior Mackenzie Consultoria realizou um dos maiores projetos de sua história, e também o primeiro com comércio exterior envolvido!

Foi vendido um projeto para o senhor Eduardo Shakir Carone, Presidente da NEXTO Investimentos, um fundo de investimentos que visa instalar em pequenas empresas dos mais variados segmentos, um modelo de gestão com foco na valorização, liquidez e remuneração, esperando que elas alcancem o sucesso. O cliente entrou em contato com a área de vendas da empresa, e rapidamente foi marcada uma reunião de diagnóstico, para entender qual a necessidade do Sr. Eduardo e no que a Empresa Junior Mackenzie Consultoria poderia contribuir.

O cliente queria se inserir no segmento de varejo Pet, que apresentava grande crescimento na época e onde viu uma grande oportunidade. Para isso era necessário analisar o processo de importação, quais eram seus concorrentes e qual a melhor forma da Pepper Pet (nome que a empresa receberia) se inserir no mercado. A venda do projeto foi complicada, pois devido à urgência do cliente, todo o processo na qual a proposta é elaborada e apresentada (cerca de 20 dias úteis), teve de ser adiantado, e deveria ocorrer em cinco dias úteis para que o projeto fosse vendido.

Após as etapas de elaboração e validação da proposta com professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela foi apresentada ao cliente, que aprovou etapas mencionadas no projeto e a forma com o qual seria realizado. A única ressalva do Sr. Eduardo era que o cronograma fosse diminuído em quantidade de dias, e que o projeto deveria acontecer em no máximo três meses, pois estava em seus planos dar início nas atividades da Pepper Pet no ano de 2015.

A principal finalidade desse projeto foi elaborar um mix de produtos, bem como a classificação fiscal de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de cada item com o qual a Pepper Pet daria início à suas atividades, pois foi verificado que ao importar os produtos, os custos seriam reduzidos. Além disso, foi necessário identificar e analisar os possíveis concorrentes e a maneira com os quais atuam no mercado em que aPepper Pet iria se inserir.

Para isso, foi preciso mapear os pets shops de regiões de São Paulo e região para poder entrevistar os lojistas a fim de adquirir informações mercadológicas. Dessa forma, puderam ser definidos os produtos de maior giro no mercado, de maneira a estruturar omix de produtos e realizar uma análise de fatores internos e externos, e aspectos imprescindíveis de um fornecedor do ramo pet.

Por fim, foi realizada uma análise concorrencial a fim de identificar informações estratégicas, como o prazo de entrega, formas de pagamento, origem dos produtos, mínimo de compra e representantes de vendas (se necessário). Também foi realizado o plano operacional, com o objetivo de demonstrar ao Sr. Eduardo Carone os requisitos de importação, órgãos regulamentadores e as alíquotas dos tributos dos produtos a serem importados.

Após a finalização e apresentação final do projeto para o Sr. Eduardo Carone, a Empresa Junior Mackenzie Consultoria aplicou com o mesmo o feedback final de projeto, metodologia que utilizamos para medir a satisfação do cliente após sua finalização, onde atingimos 95% de satisfação. O investimento inicial de nosso cliente para que tirasse do papel a Pepper Pet seria de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) com um retorno esperado de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) a partir de 2022. A NEXTO Investimentos por ser uma empresa de uma boa projeção de mercado e ter mais de 4,5 bilhões sob gestão, ao anunciar que estaria investindo em um novo segmento, foi rapidamente coberta pelas mídias.

Com as pesquisas e dados apresentados no projeto, foi verificado que para a operação no Brasil, seria necessário a estruturação de um Centro de Distribuição no Rio de Janeiro, uma vez os custos são menores no estado e que a Pepper Pet atuaria como uma revendedora para os Pets Shops, não atendendo diretamente o consumidor final. Devido ao alto custo de fabricação em território nacional, todos os produtos seriam importados da China, para que a empresa possua preços competitivos comparada às concorrentes estabelecidas no mercado.

Foi um projeto bem complexo de ser realizado, mas que trouxe um grande desenvolvimento para a equipe e para a empresa, e o principal, alcançou a satisfação de nosso cliente.