[Case Estapostes - Soluções Logísticas]

Um dos nossos maiores cases de sucesso.

 

     Atualmente, inúmeras oportunidades de mercado passam despercebidas pela maioria da população. Porém, algumas pessoas/empresas possuem a habilidade de identificá-las e transformá-las em negócios potenciais.

     Foi o que aconteceu com uma empresa de logística Estapostes, responsável pela distribuição de cimento de uma grande companhia, que viu na usina de concreto dosado uma oportunidade de mercado.

     O seu proprietário encontrava certa dificuldade e falta de tempo para a elaboração de um plano de negócio que estivesse no nível de grandes investidores. Desta forma, recorreu a nossa EJ para fornecermos o respaldo necessário.

     Para estruturar a empresa e confeccionar o plano, foi analisada a viabilidade mercadológica, operacional e financeira do negócio, oferecendo o embasamento necessário para a sua abertura e para prospecção de investidores.

    Segundo a Revista EXAME, no período de 2000 a 2010, o número de empresas no Brasil cresceu 47%, alcançando 6,2 milhões de negócios. O Brasil, atualmente, cria 316.000 novos negócios por ano, ficando em terceiro lugar como o país mais empreendedor, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. A taxa de sobrevida, que considera as empresas que ultrapassam dois anos de existência, cresceu de 50% no começo da década para 73% hoje. 

    Sendo assim, pode-se concluir que o empreendedorismo está se popularizando no país, pois os brasileiros vêem na oportunidade de empreender a chance de realização profissional, independência financeira e autonomia para tomar decisões. Porém, para o sonho se tornar realidade, não é preciso apenas motivação e dinheiro. É fundamental conhecer o mercado e conceber um plano de negócio detalhado.  

     A elaboração de um plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de organizar suas idéias e planejá-las de forma mais eficiente. Auxiliando-o a responder questões importantes relativas ao seu negócio, ele garante que este conheça e compreenda o funcionamento, as oportunidades e desafios que sua organização enfrentará mesmo antes de seu lançamento no mercado. 

    A vontade de empreender do nosso cliente pode ser considerada uma herança de seus pais que, em 1980, fundaram a empresa de logística que transportava estacas e postes somente na região sudeste. Dez anos depois, a empresa inaugurava suas primeiras filiais.

    Com o esforço e dedicação da família, a empresa já ultrapassou três décadas de existências, prestando serviços especializados de transporte, logística e locação de equipamentos, oferecendo soluções que visam o aperfeiçoamento de operações de armazenagem, transporte e distribuição de produtos siderúrgicos e em geral. Atualmente, ela conta com 17 unidades distribuídas por todo o território nacional.

   Não satisfeito com o sucesso da empresa de logística, o empresário quis diversificar os seus negócios, sendo a usina de concreto dosado uma oportunidade.

   Este projeto pode ser considerado o mais desafiador já executado pela nossa EJ. Primeiro, por se tratar de uma consultoria de 93 dias úteis, com uma ferramenta que exigia o conhecimento de diversas áreas como marketing, finanças, operações, recursos humanos e estratégia e, segundo, por se tratar de um segmento (serviços de concretagem) totalmente desconhecido pela equipe de consultores.

  Diante de todos os desafios, a equipe se esforçou para entregar muito mais do que havia sido acordado inicialmente, o que resultou em uma satisfação muito grande dos clientes, demonstrada através de elogios.

  Os impactos deste projeto para os consultores foram muitos positivos, pois eles tiveram oportunidade de trabalhar com diversas ferramentas que são comercializadas pela EJ em um único projeto, adquirindo assim, uma visão holística da empresa; aprenderam a estruturar de forma adequada uma empresa e os estimulou ao empreendedorismo, que além de ser um dos principais valores de um empresário júnior, causa impactos significativos na sociedade.

 

 

Marque uma reunião gratuita conosco